3654-5549 / 99441-1217 / 98273-6537
comercial@amazonair.com.br

Notícias

29 maio 2017

COMO SER COMISSÁRIO DE VOO? HÁ LIMITE DE IDADE?

/
Posted By
/
Comments0

Dúvida? Recebemos sempre perguntas de profissionais que estão em busca de um emprego para comissário de bordo e aeromoça.

Recentemente um de nossos leitores pediu ajuda dizendo que foi chamado para uma entrevista de emprego na em uma companhia aérea.

No e-mail, comentou que já se considera velho, porém com ampla experiência em serviços de atendimento ao cliente. O leitor nos fez algumas perguntas e iremos responder abaixo.

Como devo ir vestido  Já ouvi dizer que as entrevistadoras estão cansadas de ver candidatos vestidos com terno azul marinho. Devo usar uma outra cor?

Em primeiro lugar, nunca vá a entrevista de emprego para comissários de bordo se sentindo inferior por causa da falta de experiência, idade, peso, altura ou cor. Este sentimento pode ser seu maior obstáculo para conseguir se sair bem no processo seletivo. As entrevistadoras percebem isso e podem considerar você inseguro (o que não é bom para um profissional que almeja trabalhar como comissário de bordo).

Além disso, não temos certeza o que você considera “ser mais velho”. Atualmente as empresas aéreas prezam muito mais pelas qualificações profissionais que você adquiriu ao longo de sua vida profissional do que estereótipos de modelos perfeitos.

Na companhia aérea que você fará entrevista, por exemplo, sabemos que muitos comissários de bordo e aeromoças foram contratados recentemente com 40, 45 e até 50 anos. As companhias aéreas admiram estes profissionais pois são mais experientes e demonstram realmente amar a profissão de comissário de bordo. A dica é que vá confiante e destaque durante a entrevista sua experiência no atendimento ao cliente.

Em relação a cor do terno que você deve vestir, saiba que para a profissão de comissário de bordo, sendo tradicional você jamais irá cometer gafes. Ao contrário, se quiser inovar, poderá definitivamente por tudo a perder. Apesar de estar longe dos tempos glamourosos de décadas atrás, a aviação civil atual ainda preza pela elegância e seguir o padrão é ir na direção certa.

A dica é apostar no tom azul marinho ou um cinza escuro. Além disso, a dica mais preciosa é atentar-se para o terno que irá vestir. O mesmo deve estar alinhado por um alfaiate. Evite tomar um terno emprestado de amigos ou parentes se o porte destes não está de acordo com as suas medidas. Certifique-se também de ter cabelos aparados, barba feita e unhas cortadas. Evite usar anéis que não sejam aliança, pulseiras, cordões ou correntes. Os sapatos devem estar engraxados e o relógio deve ser discreto.

Outra dica é conhecer bem a empresa aérea para qual está tentando a vaga de trabalho. Leia bastante sobre a filosofia da companhia aérea, sua história e valores para se adequar melhor ao perfil de comissário de bordo que ela está recrutando. No seu caso é uma empresa aérea conservadora e cortês. Outras companhias como a Gol Linhas Aéreas ou mesmo a Azul Linhas Aéreas talvez você possa ser um pouco mais informal. Porém, ser sempre o mais tradicional e padrão é a regra de ouro na aviação. Ou seja, não exagere, basta não se preocupar tanto com os acessórios. Lembre-se também que esta entrevista será a primeira impressão que a empresa terá de você.

As empresas fazem verificações de crédito? Estou com meu nome sujo no SPC/Serasa, posso ter algum problema?

Quanto à verificação de crédito, dificilmente uma empresa aérea irá lhe negar um emprego por conta disso. Na aviação civil as empresas estão mais preocupadas em saber de seus antecedentes criminais.

Você também pode verificar outras perguntas que respondemos sobre a profissão de comissário de bordo, entrevistas de emprego para comissários de bordo e outras dúvidas comuns à carreiras na aviação civil nos nossos canais de comunicação abaixo:

Desejamos Boa Sorte na entrevista e por favor volte aqui para contar como foi!

Leave a Reply